|
Necessita de ajuda? |
Tem dificuldades em aceder, ou necessita de alguma informação?
Contacte-nos pelo email:
|
Quem está Online |
In total there are 30 users online :: 0 Registered, 30 Guests
Registered Users: None
[ View complete list ]
|
|
Aero Topicos |
|
|
Heli Topicos |
|
|
Compra & Venda |
|
|
| |
Author |
Message |
carbas
|
http://www.ffmongolia2015.mn/ Este é o "site" do Camp. Mundial de Voo Livre. Portugal não está presente, tal como desde 1987 a esta parte. Mas não somos só nós. O Burkina Faso e as Ilhas Seichelles também não competem
|
|
|
|
|
lvale
|
E mais uma data de países, visto que só há 15 países presentes....
Mongolia, Australia, Austria, Germany, Israel, Italy, Japan, Sweden, USA, Argentina, Czech Republic, United Kingdom, Serbia, Croatia
|
|
|
|
|
carbas
|
Caro Ivale: são 36 os países presentes. E obrigado pelo tom depreciativo do seu "post". A propósito: Sabe o que é , ou como é, o Voo Livre?
|
|
|
|
|
lvale
|
Não é depreciativo o tom, e a info dos países foi a que li (e fiz copy/paste) na pagina inicial do site.
O tom teve só a ver com o tom da mensagem inicial que subentendia que dos 196 países do mundo, só PT estaria ausente (ah, perdão o Burkina Faso e as Seychelles também)
Estou certo que os milhares de praticantes da especialidade em PT estarão motivados para se fazerem representar numa edição futura...
Agora em tom jocoso
"Como caí agora de paraquedas no modelismo, sou capaz de tentar aprender alguns conceitos...", mas acho que paraquedas não se enquadra em F1x.
|
|
|
|
|
ldomingos
|
Acabei de contar as bandeiras ...., 37 ..., logo presumo 37 paises participantes.
Certo ?
Bons vôos
|
|
|
|
|
carbas
|
Certo, caro Domingos. A média de países nos últimos Camp do Mundo, andou por 50. Desta vez, como a Mongólia está longe da Europa central e não deve ter, para lá, voos "Low cost", a participação fica muito cara. Os nossos vizinhos de Espanha não vão estar presentes e nota-se que muitas equipas não estão completas, especialmente em F1C que é cada vez mais cara e crítica a sua prática. Bons voos para o já próximo fim de semana.
|
|
|
|
|
khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
Obrigado pela partilha caro Carbas.
malta, independentemente do numero de países representados
neste campeonato, acho que o mais importante é mesmo a
nossa ausência, e sinceramente como apreciador de aeromodelismo nas suas várias vertentes, gostaria de saber que Portugal estaria representado neste campeonato. Portanto, a meu ver esse é que é o ponto principal neste post.
abraços
|
|
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
|
|
|
carbas
|
Caro Khalu, não consigo compreender a ideia ou ideias formuladas no seu texto. Talvez um dia eu tenha o prazer de me encontrar consigo e possamos esclarecer muitas coisas sobre o Aeromodelismo nacional, que a maioria das pessoas não sabe mas eu , que ando nisto, a sério, há quase 60 anos, sei.
E como deve saber, o Aeromodelismo começou, mundialmente e paralelamente à Aviação, na primeira década do século XX. Claro que só se fazia aquilo que veio a chamar-se Voo Livre, pois na II guerra mundial os rádios ainda eram a válvulas termoiónicas e o voo circular foi "descoberto" em 1942. O Voo Livre foi pois a charneira do Aeromodelismo, e ainda o é, só que o RC, pela facilidade de voo, retirou uma substancial parte de Aeromodelistas do VL para o RC. Mas o VL tem características próprias, que os seus praticantes apreciam muito. E a principal é saber dotar o aeromodelo de características de voo, com estabilidade inerente, que possibilite as trajetórias pré definidas e o máximo tempo de voo.
Há dias, estive a mostrar um modelo de VL a uns arquitetos duma organização que não vou revelar. A certa altura apareceu um consagrado (segundo ele) Aeromodelista de RC que gostou muito de ver o modelo e da explicação de voo que dei, e no fim perguntou porque é que eu não punha um rádio controlo no modelo????
Na década de 60, quando apareceu o RC em Portugal, os primeiros radio controladores diziam, na BA1 onde treinávamos VL, que aquilo era para iniciados. Eles é que faziam Aeromodelismo a sério. Então convidei-os a construírem e afinarem um modelo de VL (de iniciados!). Nunca o fizeram.
Quero acrescentar que já houve Aeromodelismo de VL, com qualidade, por cá. Em espacial no Porto e depois em Lisboa. Razões várias, das quais destaco a impossibilidade da malta do Porto usar Pedras Rubras (ainda cheguei a ir lá a uma prova), qua se transformou no internacional Sá Carneiro, e a total ausência de campos com a dimensão apropriada, levou ao fim do VL lá no Norte (ainda há lá um aeromodelista que, neste momento, está algures na Europa numa prova de "wakefield", borrachas FAI). Por Lisboa, a malta gosta mais de não sei do quê, e como as principais escolas de Aeromodelismo durante os anos 70 e 80 (CAL, Xénon e C. Militar) caíram nas mãos do sr. Loureiro de Sousa que só ensinava (e sabia) voo circular, a massa crítica de praticantes de VL foi-se esfumando. Para tal também contribuiu o mau ambiente que se foi formando pela presença regular de um indivíduo que só causava problemas e que até, no último Camp. do Mundo em que participámos, pago por nós, se pirou para Portugal quando soube que os colegas de equipa estavam muito à frente na classificação. Ficou a pertencer à federação, claro. E assim acabou o VL por cá....acabou? não. Para além do amigo do Porto também vou fazendo uns motoplanadores elétricos, fórmula F1Q FAI, e enquanto as pernas deixarem vou até à Europa ( o dinheiro não chega para ir às américas.....)
Desculpe todo este palavreado.
Até qq dia.
|
|
|
|
|
khalu
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
|
caro carbas, o prazer será todo meu em nos encontrarmos um dia destes e trocarmos opiniões pessoalmente e mais concretamente sobre o VL. talvez não me tenha explicado bem no post anterior, mas o que quis dizer
é que simplesmente gosto do aeromodelismo. seja RC ou VL, seja motorizado ou não, eu apenas gosto.
no entanto gostaria de salientar que os meus primeiros passos no aeromodelismo começou faz 20 anos e como? por vias de um vizinho que fazia voo circular. foi a minha iniciação ao aeromodelismo. este mesmo senhor também contrui-a pequenos aviões de VL, os quais usavam como propulsão as "borrachas".
voltando ao post anterior, quis salientar que mediante a informação que nos disponibilizou, partilhou, o que
era de salientar é o facto de Portugal não estar no CM de VL representado.
sobre todo o seu palavreado, só tenho é de agradeçer pois adquiri mais alguma informação sobre o aeromodelismo e sua historia.
abraços
|
|
_________________ lindo serviço pai...tu disseste que sabias pilota-lo... Eu pensava que sim filha,pois pensava (lenha)
|
|
|
Luis
|
o voo livre de competição em Portugal, acabou....
os carolas que o faziam e alguns ainda fazem, pouco ou nada se metem em campeonatos; cá nem há..
ninguém ajuda e diga-se que em Portugal o único sitio na zona de Lisboa que o fazia era na Granja e desde a ultima ida lá do Grupo do Júlio Isidro com o Carlos Costa há mais de 10 anos, nunca mais vi ninguém a fazer a não ser indoor..
enfim... com tanta esponja no ar a 3 €, ir para casa construir em madeira e carbono modelos que vão custar balurdios, mais as deslocações, mais os treinos, mais todas dificuldades que foram aparecendo deixou de atrair praticantes;
Cá em Portugal os Wakefield e os A2 foram o o que chamaram mais a atenção se bem que para mim os os F1c são até os mais espetaculares:
https://www.google.pt/search?q=f1c+free+flight&hl=pt-PT&gbv=2&prmd=ivns&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAUQ_AVqFQoTCMDD6KHs_cYCFQsaPgodaBwAJQ
|
|
|
|
|
|
Topicos Relacionados:
Forum |
Topics |
Replies |
Author |
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
|
| |
| |