Mais logo vou criar um novo tópico para postar todos os aspetos relativos a esta montagem desde inicio.
Abraços
Faz isso que eu vou ser um leitor assiduo, pois para inicios de Abril penso começar a montar um Tarot também
Psymovie
AIRMAN
Luigi_tuga wrote (View Post): ›
Boas!
Primeiro acho muito bem começares logo por FBL, torna um 450 bem mais estável e desse gyro Robird só leio maravilhas, clone do beastx com governador e analisador de vibrações em tempo real, muito útil para descobrir de onde vêm as vibrações indesejáveis num heli.
Eu adquiri também esse gyro. Tenciono montar um FBL, mas por curiosidade, é possível usa-lo num heli com flybar?
E então abukede sempre conseguiste encontrar o parafuso para a cauda? Caso ainda não, eu tenho suplente se for preciso!
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abukede
AIRMAN BASIC
SPJM wrote (View Post): ›
E então abukede sempre conseguiste encontrar o parafuso para a cauda? Caso ainda não, eu tenho suplente se for preciso!
Boas SPJM
Ainda não... era para passar no clube a ver se sempre tinhas mas tenho estado super ocupado com o trabalho e estudos.
E ainda por cima, outro dia estava a colocar a aranha e deixei cair o bicho conclusão veio das pás empenado. E o pior é que mandei vir o veio que estava no manual. E depois de ter chegado reparei que o que estava no heli era diferente!!!
A ver se este fim de semana passo no clube.
Abraços
SPJM
SECOND LIEUTENANT
Assim o heli já sabe o que é cair, já não se vai atirar para o chão quando voar!
Pois, existem vários diferentes. Mas assim também já ficas com suplentes, na maioria das quedas é preciso substituir o veio. Mas mais uma vez, se não quiseres estar à espera, eu tenho lá disso, é uma questão de ver se são iguais, o que devem ser.
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abukede
AIRMAN BASIC
SPJM wrote (View Post): ›
Assim o heli já sabe o que é cair, já não se vai atirar para o chão quando voar!
Pois, existem vários diferentes. Mas assim também já ficas com suplentes, na maioria das quedas é preciso substituir o veio. Mas mais uma vez, se não quiseres estar à espera, eu tenho lá disso, é uma questão de ver se são iguais, o que devem ser.
Boas SPJM
Nem me fales
O que mandei vir é um que tem as pontas mais estreitas e o que está no heli é todo igual, com o mesmo diametro.
Abraço
abukede
AIRMAN BASIC
Boas pessoal.
Depois de uma paciente e longa montagem e algumas dificuldades eis que perdi a paciência e resolvi por a voar o bicho
abukede, parabéns, isso está muito controlado para primeiro voo. Um concelho, tira a aranha pois a voar assim não precisas dela e evitas criar maus hábitos (voar a aranha em vez do heli )
No próximo sábado quero ver isso a voar no cmvc
Continuação de boas aterragens!
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abukede
AIRMAN BASIC
Boas SPJM
Não resisti a por o bicho voar...
Em relação à aranha ainda não me sinto confiante para a tirar. Este voo foi num sitio fechado sem vento o que deve facilitar muito a tarefa.
Nem quero imaginar aterrar sem a aranha e com vento
No próximo sábado vais dar umas piruetas com ele...
Obrigado e abraço.
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
Belo estacionário, a máquina parece perfeita, tracking está lá, o cantar da máquina é música de heli bem montado
Em relação á aranha, o melhor é mesmo tirá-la. No entanto para facilitar nos primeiros tempos, muita gente (eu tb usei) coloca trem de 500, é perfeito para dar mais estabilidade no solo e ajuda a afastar a cauda do chão, o que vai ajudar a preservar os carretos TT por mais tempo.
Sim, aparentemente está tudo ok com a montagem, estava com algum medo que alguma coisa não estivesse bem e ele se espatifasse no 1º voo, mas felizmente correu bem.
É claro que estou com uma config do comando muito soft com limites entre -2º e +6º e com uma curva de aceleração em rampa. Mas para treinar uns circuitos também não preciso de mais.
A parte mais difícil foi configurar o robird, mas com alguma paciência e pesquisa acho que está bem.
Vou seguir a tua dica e por um trem do 500.
Abraço e obrigado
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
Para começar esse setup serve.
No entanto se quiseres evitar ter que reaprender posições de stick convêm ter os 0º a meio stick(eventualmente já estará assim), pois é assim que se voa em modo acrobático/3d, e configurar um corte do motor (aposto que isso já deves ter) e habituar-te sempre a ligar e desligar o motor via switch(assim aprendes logo a operar o motor da forma ideal, até porque de futuro quando em idle-up, quer para aterrar quer em caso de crash eminente, essa é a única forma de cortar o motor).
Em relação a curva de motor em rampa, é mais indicada para helis de passo fixo, onde variamos o lift em função da RPM na cabeça. Nos helis de passo colectivo, a melhor forma de voar é com RPM constante e só variar o pitch. Isto porque alterar as duas variáveis (passo+RPM) ao mesmo tempo torna o heli mais instável e menos linear aos sticks.
A rampa, ou curva em V no idle up tb é muito usado nos Nitros em que não se quer que o motor exceda certa rotação para evitar avaria no motor.
É por isso que se usa cada vez mais os governadores, quer em elétrico quer em Nitro, para manter a rotação constante, só muda o pitch.
Não é obrigatório seguires já por esta via, mas mesmo assim recomendava-te a experimentar de futuro, ao invés de uma rampa, fazer uma recta, o chamado idle-up(não tem que ser a 100%, 75-80% podem ser suficientes) e terás a rotação constante. Se o teu variador tiver governador tb podes usá-lo.
Certificar sempre que o soft-start está activado para evitar arranques bruscos.
Só uma pequena dica, em relação a setup:-)
Já deu para ver que estás muito bem acompanhado aí em cima, o SPJM é muito experiente com 450's e há muito a aprender neste hobby, quer em relação a set-up como em relação a toda a dinâmica de voo!
Mais uma vez muito obrigada pelas dicas. Tu e o SPJM tem me dado uma grande ajuda. Ainda havemos de nos encontrar para eu ver a tua maquina. Quando vieres ao norte dá uma apitadela para irmos beber uma loira
Em relação ao setup tens toda a razão, no simulador já estou a pilotar dessa forma mas como foi o primeiro voo real não quis arriscar
Mais logo vou te passar os meus setings para voo sport e 3D para veres se está porreiro.
O ESC tem governador mas está em LOW. O robird também tem e parece me mais completo. O problema é que acho que não posso desliga-lo no ESC. Vou ter de ver melhor isso.
Já agora só mais uma coisa. Quando vamos aterrar quando é que desligamos o motor? A que distancia do chão?
Abraço
Luigi_tuga
CHIEF MSGT OF THE AIR FORCE
EHEH! Obrigado desde já pelo convite, e a ajuda é algo que se dá de boa vontade
Inicialmente o governador do variador será suficiente, governador activo, no gyro, ainda consegue outro nível de funcionamento por ser pró-activo. Mas requer um sensor de rpm para activá-lo.
Para cortar o motor para aterrar, uns 50 cm ou assim. É a chamada baby auto. Cortas motor e dás passo positivo á medida que ele se aproxima do chão para evitar que o heli embata com força no solo.
Aterrar assim tem a vantagem de aterrares sem power nas pás que reduz (praticamenteelimina )o estrago caso algo corra mal na aterragem e começas já a ganhar á vontade com auto rotações.
Uma full auto é semelhante, com a diferença de durante a descida teres que aplicar passo negativo nas pás, á volta de 5 graus, para o rotor não perder rotação e permitir-te uma aterragem suave quande chegares ao solo.
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