----------------------------------- Candido Tue 18-09-2012, 11:50 Re: Novo projecto - Fusão entre um avião e um "tricópte ----------------------------------- Bom dia a todos, desde já agradeço o convite para ir a Arruda:) Relativamente ao meu projeto: O objectivo é que tanto descole na vertical (como um tri) usando os 3 motores verticais, como na horizontal usando o motor que vai ficar por baixo do estabilizador vertical, ou seja juntar o melhor de 2 mundos. A aeronave terá trem de aterragem, as grandes asas traseiras terão ailerons e as asas pequenas à frente farão de lemes de profundidade. O objectivo é ter um controlo total, criando uma aeronave que aterre em qualquer lado como um heli mas que também consiga fazer viagens longas como um avião. Pode parecer utopia mas sei que é possível :) Relativamente ao que idealizei, as hélices (de 3 ou 4 pás) sempre foram a minha 1ª escolha, tanto que como se pode reparar no rascunho, são hélices que estão lá. Já fiz o projeto à escala que não consigo digitalizar como se compreende, e para as hélices guardei um espaço até 15/16 cm de diâmetro para uma envergadura total (c/hélices) de 82 cm e um comprimento total de 90 cm (basicamente as mesmas dimensões do desenho mas em tamanho real). Não tenho noção de qual a potência necessária para levantar um bicho destes mas sei que para os 3 motores verticais é necessária força em detrimento de velocidade (provavelmente a diferença estará no tipo de hélice e não no motor). Cumps